A divulgação de informações agrometeorológicas através de boletins, divulgados em curtos intervalos de tempo, é de fundamental importância na tomada de decisão para a condução das lavouras. No setor agrícola, o conhecimento das necessidades hídricas das culturas, probabilidade infestações de pragas e doenças, probabilidade de ocorrência de chuvas em curto prazo, entre outras informações meteorológicas são essenciais. Com estas informações pode-se, por exemplo, proporcionar uma economia de até 30% no consumo de água (em média), redução na aplicação de defensivos agrícolas, além de economias indiretas, como energia elétrica e mão-de-obra, com conseqüente aumento de produtividade.

 

Os produtos disponibilizados no BOLSERTÃO, na forma gráfica, de tabela e mapas, são elaborados a partir de dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), sendo os principais listadas abaixo:

    Temperatura do ar (°C);

    Precipitação pluvial (mm);

    Evapotranspiração de referência (mm);

    Deficiência de água no solo (mm);

    Excedente de água no solo (mm).

 

A escala de tempo adotada é diária e a evapotranspiração potencial é estimada pela equação de Pennam-MonteithO método de Thornthwaite & Matter é utilizado no cálculo do balanço hídrico climatológico.

Um milímetro (mm) equivale a 1 litro (L) de água sobre uma área de 1 metro quadrado (m²).